BLOG

Condomínio não pode impedir moradora de alimentar animais de rua

Desembargadora do TJ/DF entendeu que a não alimentação dos gatos, já habituados pelo vínculo estabelecido com a moradora, configura maus-tratos, cabível o deferimento da liminar vindicada.

Decisão liminar proferida pela desembargadora relatora de ação distribuída para a 1ª Turma Cível do TJ/DF determinou que nem o síndico e nem o condomínio podem proibir moradora de colocar ração na garagem para alimentar gatos de rua.

A autora ingressou com ação judicial, na qual narra que foi multada pelo condomínio, por não acatar a decisão que proibia os moradores de alimentarem animais nas áreas comuns do prédio. Afirma que a mais de três anos coloca pequenas porções de ração na garagem para dois gatos de rua que vêm todos os dias consumi-las. Alega que não causa nenhum tipo de sujeira ou prejuízo para a saúde dos moradores, logo requer na Justiça a suspensão da proibição ilegalmente imposta e a anulação da multa indevida.

O juiz da 2ª vara Cível de Samambaia negou o pedido de urgência para imediata suspensão da proibição, pois entendeu ser essencial a “oitiva do Réu para melhor esclarecimentos dos fatos, principalmente em relação ao comprometimento da saúde e segurança dos condôminos”.

A autora interpôs recurso que foi acatado pela relatora. A desembargadora entendeu que as alegações da autora são plausíveis, pois “tendo em vista a proteção assegurada aos animais pela Constituição Federal, bem como pela lei Distrital 6.612/20, e o perigo da demora, uma vez que a não alimentação dos gatos, já habituados pelo vínculo estabelecido com a agravante, configura maus-tratos, cabível o deferimento da liminar vindicada”.

Assim, a magistrada permitiu que autora continue alimentando os gatos até que haja uma decisão final no processo.

Processo: 0711238-37.2022.8.07.0000

Últimas do blog

Desconto pontualidade

Rodrigo Karpat* O desconto pontualidade é uma prática muito comum nos condomínios e consiste, como o nome diz, em um desconto aplicado na taxa condominial

Leia Mais 🠪

Consulta Jurídica

Faça uma consulta jurídica sobre seu caso através de nosso Whatsapp ou pelo formulário ao lado. Assim que recebermos as informações entraremos em contato.

Depoimentos de clientes

Fique atento as novidades do direito
e oportunidades de negócio imobiliário

Nossa missão é prestar uma assessoria jurídica especializada, moderna, personalizada e de excelência, com foca nas áreas de Direito Imobiliário, Sucessões, Contratos e Direito do Consumidor, oferecendo um serviço de qualidade, ágil e direto, preventivo de litígios, sendo os princípios éticos e legais os nossos alicerces, primando pela total segurança, sigilo, zelo, transparência e eficiência com foco na solução e satisfação das necessidades do cliente.

Endereços e Contatos

Rua México, 168, sala 501 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20031-143

Tel: (21) 3534-5114
Cel: (21) 99367-5059

Email: andre@andrefernandes.adv.br

André Fernandes – Escritório de Advocacia © 2022. Design por bey.marketing